A pandemia acabou? O ecommerce perde força agora com a rede varejista reabrindo novamente?

Não é o que mostra os dados mais recentes da onda do ecommerce, segundo a NEOTRUST, responsável pelo monitoramento de mais de 85% dos ecommerces brasileiros o setor de vendas online cresceu 26,9% em 2021 e promete muito mais em 2022. Mesmo com a volta do comércio tradicional a perspectiva de crescimento em 2022 é muito otimista.

Crescimento do Ecommerce no Brasil

Mas vamos ao ponto da Indústria no Ecommerce e crescendo cada vez mais nos Marketplaces.

A indústria no Brasil a muitos anos vem atuando comercialmente no modelo tradicional, sempre dependendo do varejo para efetivar as vendas e em alguns casos com tantas passagens até chegar ao cliente final que o produto fica inchado de impostos, reduzindo a margem da indústria e fazendo com que o cliente final pague um valor muito alto pela aquisição.

Outro ponto de dificuldade da indústria vender direto ao consumidor final era a complexidade da operação, digo era pois hoje com o nível de integração que podemos proporcionar desde a produção, passando pela divulgação no ecommerce e em marketplaces até a venda e entrega ao consumidor final torna-se um processo possível, podemos integrar o sistema de gestão produtiva e(ou) ERP da indústria a Plataforma Ecommerce e logo após a um HUB que faça que esse produto apareça na loja virtual e em grandes players como Americanas, Shoptime, Submarino entre outros.

Quando o consumidor final faz uma compra lá na ponta em um grande marketplace, pode hoje estar comprando diretamente da indústria, por um preço mais em conta e com uma entrega mais rápida também, pois a indústria geralmente detém grandes contratos com transportadoras. Esse pedido por sua vez pode cair prontinho para faturamento lá no sistema ERP da indústria. Legal né?

O modelo de venda D2C

Vamos então entender esse modelo que é relativamente novo, o modelo de venda D2C. Quando falamos em venda geralmente pensamos em B2C (Business to Consumer), que seria a empresa CNPJ vendendo para o cliente final CPF, no D2C (Direct to Consumer) a indústria não tem o intermediário na venda, o consumidor tem acesso direto ao produtos, isso foi possível pela aceleração digital e vimos o crescimento explosivo na pandemia.

Neste modelo de negócio é muito importante a empresa, no caso a indústria ter o seu estoque, tabela de preços e demais dados muito bem sincronizados, em nossa plataforma o MAGECOMMERCE proporcionamos uma integração completa, do ERP, passando pelo cálculo inteligente de Fretes até os Marketplaces.

1. ERP – Sistema

Integre seu Sistema ERP a Plataforma E-commerce

2. Gateway de Fretes

Cálculo inteligente entre diversas Transportadoras

3. Marketplace

Venda em mais de 20 Marketplaces simultaneamente

O desafia da Indústria com a Logística no Ecommerce

Aqui então chegamos a um ponto delicado para a indústria realizar as vendas no ecommerce, a logística. Muitas indústrias tem dificuldades em realizar vendas diretas ao consumidor devido a seus produtos serem de tamanhos grandes, normalmente não enviados pelos Correios ou transportadoras convencionais, inclusive tendo em alguns casos transporte próprio ou contrato bem específicos com Transportadoras de Nichos.

Neste caso o MAGECOMMERCE atua com duas soluções para essas indústrias, são elas:

– Checkout em forma de Pedido: Neste modelo o cliente monta seu pedido normalmente no carrinho de compras, escolhes todos os detalhes dos produtos e no final, no checkout, ele tem a opção de forma de pagamento e frete À Combinar, isso possibilita a indústria que está vendendo captar esse cliente e a intenção de pedido dele, tudo de forma bem organizada, então o comercial entra em ação, ele faz um contato com esse cliente já que Lead Quente(potencial cliente) e finaliza o pedido junto com ele combinando o melhor frete e forma de pagamento. Temos casos de indústrias montando um supermercado ou uma padaria inteira para seu cliente através do ecommerce, pedido de alto valor agregado e que funciona muito bem.

– Frete Inteligente: Aqui a indústria faz uso de um Gateway de Fretes Inteligente com nossa plataforma, onde integramos com mais de 400 transportadoras do Brasil, além dessas transportadoras o cliente pode integrar a sua própria transportadora via tabela, isso via peso cúbico, taxas por estado, taxa sobre valor da NFe, entre outras regras extremamente complexas e que antes não eram possíveis dentro de um ecommerce.

* Integrado com um dos maiores Gateways de frete do Brasil;

* Mais de 400 Transportadoras disponíveis para integração via API ou Tabela;

* Preços e Prazos sempre ATUALIZADOS;

Algumas transportadoras integradas

E os meios de pagamento para Indústria no Ecommerce?

Os meios de pagamento que a indústria usa comumente no ecommerce, são os mesmo do varejo, como pagamento à vista por Boleto ou PIX, cartões de crédito e ainda devido a venda da indústria girar em certos casos com valores mais altos, usam o Split de Cartão de Crédito que é o pagamento em mais de um cartão ou ainda a divisão do valor do pedido parte em Cartão de Crédito e outra parte em Boleto, hoje temos ferramentas extremamente robustas para meio pagamento, não esquecendo da integração com os principais Anti-Fraudes do Brasil.

PAGAMENTO E ANTI-FRAUDE

* Gateway de Pagamento PAGAR.ME: Integrado com os maiores adquirentes do Brasil, CIELO, STONE, REDE, entre outros;

* Anti-fraude: Diminua ao máximo a probabilidade de Fraudes no seu E-commerce;