Ecommerce B2B

Durante muito tempo a tradicional operação B2B se manteve estável, mas neste momento temos uma renovação em termos de tecnologia, as empresas que vendem a outras empresas não podem mais ignorar a ascensão da tecnologia.

Esse nicho demorou um pouco mais para cair de cabeça no virtual devido a complexidade da operação B2B, formas de pagamento mais complexas, estrutura de produtos robusta entre outros pontos, mas no momento já temos soluções que se encaixam na operação B2B e que estão otimizando muito o tempo das empresas e lojistas.

Hoje além do B2B já vemos várias indústrias também entrando no ECommerce com o D2C que explicamos neste artigo.

O Magecommerce hoje tem uma gama de ferramentas que contempla perfeitamente toda estrutura da operação B2B no virtual e vamos lhe apresentar na sequencia. Também explicamos a forma de trabalho do Magecommerce que se dá através do modelo SaaS.

Vamos passar pelos principais pontos de uma Plataforma Ecommerce B2B
  • Uma relação mais duradoura entre a empresa e seu cliente
  • Produtos e preços personalizados, isso é imprescindível em um ecommerce B2B
  • Forma de pagamento personalizada e mais complexa, a empresa geralmente vai precisar trazer formas de pagamento da operação tradicional para a virtual
  • A compra do cliente também tem um ciclo maior, geralmente ele leva mais tempo para efetivar a compra
  • Temos aqui também um ticket médio mais alto em comparação ao B2C
Iniciando uma integração de Ecommerce B2B
Para começarmos bem um projeto de Ecommerce B2B sugerímos sempre que a empresa tenha seu ecommerce integrado ao seu ERP, independente de qual ERP a empresa utilize, pois esse processo vai permear toda operação daqui pra frente.
Então veremos as vantagens de ter um ERP conectado ao seu Ecommerce B2B agora:
  • Fácil inclusão e alteração de produtos
  • Gestão eficiente de estoque
  • Gestão de clientes e definição de Grupo de Clientes
  • Integridade de preços
  • Preço padrão
  • Preço promocional
  • Preços por grupo de clientes
  • Gestão da grade de preços conforme seus grupos de clientes
  • Camada de preços específicos por quantidade de produtos
  • Gestão de produtos relacionados ou ainda produtos relacionados de forma automática
Temos hoje vários ERPs pré integrados para Ecommerce B2B
Motor de Otimização de Busca – B2B
  • Gere automaticamente um sitemap do Google
  • Crie URLs amigáveis ​​para mecanismos de pesquisa
  • Controle total de URLs com reescritas de URL
  • Crie metadados para produtos, categorias e páginas de conteúdo (SEO)
Gerenciamento de site – B2B
  • Controle vários sites e lojas a partir de um painel de administração (Módulo sob-consulta*)
  • Defina funções e permissões para controlar o acesso a recursos administrativos
  • Use o sistema de gerenciamento de conteúdo para criar e editar facilmente páginas e blocos de conteúdo
  • Escolha entre uma ampla variedade de modelos que são 100% personalizáveis
  • Obtenha suporte para vários idiomas e moedas (Módulo sob-consulta*)
  • Tipo de produto ou grupo de clientes (ou seja, atacado x varejista)
  • Use uma API de serviços da Web para facilitar a integração entre Magento e aplicativos de terceiros (Módulo sob-consulta*)
  • Importação e exportação em lote de catálogo e informações do cliente
  • CAPTCHA adiciona funcionalidade para ajudar a prevenir
  • Segurança contra logins falsos
Gestão de Catálogo – B2B
  • Exibir produtos simples, configuráveis ​​(por exemplo, escolha o tamanho, cor, etc.), agrupados
  • Produtos de exibição virtual
  • Inclui produtos para download / digitais com amostras
  • Atributos ilimitados para produtos
  • Crie conjuntos de atributos predefinidos para criação rápida de produtos
  • Gerencie facilmente o estoque com suporte para itens em espera
  • Receba uma notificação quando o estoque precisar ser reabastecido
  • Escolha mensagens fora de estoque e opções de exibição
  • Defina as quantidades mínimas e máximas de produtos que podem ser adicionadas ao carrinho
  • Atribua em massa um valor a produtos para atualizações em lote de vários produtos
  • Redimensionar imagens automaticamente e incluir marcas d’água
  • Use regras de precificação avançadas e obtenha suporte para preços especiais, preços de grupo de clientes e preços diferenciados
  • Reescrever e redirecionar os resultados da pesquisa se os clientes estiverem pesquisando e não recebendo resultados
  • Comentários nos produtos
  • Permita produtos personalizados do cliente – faça upload de imagens e texto para monogramas, etc.
Navegação no catálogo – B2B
  • Filtre produtos em categorias e resultados de pesquisa por faixa de preço, marcas, amostras de cores e outros atributos com navegação em camadas / facetada
  • Visualize os itens da categoria de produtos em formato de grade ou lista
  • Ver comparações de produtos com histórico
  • Produtos visualizado recentemente
  • Adicionar breadcrumbs
  • Defina sinônimos para expandir os resultados da pesquisa
  • Adicionar termos de pesquisa populares na nuvem
Visualizando produto – B2B
  • Veja várias imagens por produto
  • Amplie as imagens do produto
  • Inclua amostras para mostrar cores, tecidos e muito mais
  • Produtos relacionados, venda incrementada e venda cruzada
  • Exibir disponibilidade de estoque
  • Mostrar níveis de preços
  • Mostrar seleção de opção de produto
  • Inclui opções para adicionar produtos à lista de desejos
  • Adicione links do Facebook, Twitter e e-mail para compartilhar produtos
  • Direcione produtos personalizados a determinados Grupos de Clientes B2B
Check-out, Pagamento, Envio e Cálculo de Impostos – B2B
  • Clean Checkout
  • One Step Checkout (Módulo sob-consulta*)
  • Usar check-out de usuário convidado e registrado
  • Envie para vários endereços em um pedido
  • Adicionar opção para criação de conta no início do checkout
  • Suporte de segurança SSL GRÁTIS Lets Encrypt para pedidos em front-end e back-end
  • Salve o carrinho de compras
  • Mostrar estimativas de impostos e frete no carrinho de compras B2B
  • Possibilidade de Cálculo de Impostos para B2B como IPI, ICMS, entre outros
  • Salvar método para pagamentos online com cartão de crédito
  • Integração de vários Gateway de Pagamento (Mercado Livre, PagSeguro, Wirecard, Mundipagg(CIELO, REDE, STONE, entre outras))
  • Integre com mais de 400 Transportadoras pela FRENET ou INTELIPOST (* verificar custos do parceiro)
  • Especifique os países de destino permitidos com base no método de envio
  • Definir taxa fixa de envio por pedido ou item
  • Defina as taxas de peso, preço, destino e número de itens
  • Fornece frete grátis
  • Fornece rastreamento de pedidos no local de contas de clientes

Neste caso na plataforma B2B a possibilidade de calcular Impostos se torna uma ferramenta muito poderosa para ter um preço preciso na finalização da compra.

Gerenciamento de pedidos – B2B
  • Crie várias faturas, remessas e notas de crédito para pedidos
  • Imprimir faturas, recibos de embalagem e etiquetas de envio
  • Receba notificações por e-mail e feeds RSS com o status do pedido
  • Crie rótulos de status de pedido personalizados para rastrear o progresso
  • Gerencie seus pedido B2C e B2B tudo em uma única plataforma
  • Tenha regras de negócio separadas para B2C e B2B na mesma plataforma
Contas de Clientes – B2B
  • Veja o painel abrangente da conta
  • Escolha endereços padrão de cobrança e envio
  • Incluir catálogo de endereços com endereços ilimitados
  • Ver o status e o histórico do pedido
  • Permitir reordenamento da conta
  • Ver itens pedidos recentemente
  • Incluir lista de desejos compartilháveis
  • Ver análises de produtos enviadas
  • Ver tags de produto enviadas
  • Acesse produtos para download / digitais
  • Gerencie seus clientes B2C e B2B todos na mesma plataforma
  • Tenha regras de negócio específicas para cada cliente B2C e B2B
Atendimento ao Cliente – B2B
  • Use o formulário
  • Crie e edite pedidos no painel de administração
  • Fornece contas de cliente com muitos recursos
  • Veja o histórico de pedidos com atualizações de status
  • Ver rastreamento de pedido da conta
  • Crie e-mails transacionais personalizáveis ​​para status de pedido, atualizações de conta, redefinições de senha e muito mais
Suporte Internacional – B2B
  • Consulte disponibilidades de idiomas, moedas, meio de pagamentos e envio
Relatórios e análises – B2B
  • Receba suporte para o Google Universal Analytics
  • Acesse os seguintes relatórios através do painel de administração;
    • Relatório de vendas
    • Relatório fiscal
    • Relatório de carrinho de compras abandonado
    • Relatório de produtos mais vistos
    • Relatório de melhores produtos comprados
    • Relatório de estoque baixo
    • Relatório de termos de pesquisa
    • Relatório de avaliação do produto
    • Relatório de tags
    • Relatório de uso de cupom
    • Relatório total de vendas faturadas
    • Relatório de vendas total reembolsado
Comércio móvel – MOBILE – B2B
  • Design responsivo
  • Crie rapidamente um site otimizado para qualquer dispositivo usando um tema de design responsivo de base de referência incluído. O design responsivo;
    • Pode ser facilmente personalizado para um tempo de comercialização mais rápido
    • Inclui todos os principais fluxos, tipos de produtos e recursos
    • Reduz os custos de manutenção a longo prazo e facilita as atualizações do site
    • Oferece benefícios de SEO usando a abordagem preferida do Google para otimizar sites para celular
    • Permite que os clientes leiam notificações de mala direta promocional em dispositivos móveis responsivos por meio de e-mails e newsletters

* Algumas funcionalidade podem sofrer modificações ou excluídas, também podem ser incrementadas novas funcionalidades, isso pode variar pois a Base do MAGECOMMERCE é construída em cima do Core da plataforma Adobe Magento 2 Community, é importante seguirmos o core principal da plataforma Magento 2, mesmo que isso signifique ter alterações da forma que a plataforma funciona, isso porque a ADOBE trabalha a nível Mundial para manter uma boa usabilidade, integridade de dados e segurança.